DÚVIDAS

O termo sucessor

Encontrei esta frase no jornal Público e fiquei com dúvidas em relação à utilização da palavra sucessor...

«Os órgãos foram construídos em 1807 pelos organeiros António Xavier Machado e Cerveira e Joaquim António Peres Fontanes, a pedido de D. João VI, sucessor de D. João V, que mandou construir o Palácio Nacional de Mafra.»

O termo sucessor está bem utilizado neste contexto? O sucessor não será aquele que substitui, tal como um herdeiro? Ou pode este termo ser também utilizado para designar um bisneto ou trineto (no caso, entre D. João V e D. João VI, penso que este último seja trisavô...)?

Antecipadamente grato pelo esclarecimento.

Resposta

Com efeito, sucessor é «que ou aquele que sucede a outrem ou que o substitui em cargo, funções etc.»; e o sucessor de D. João V, como rei de Portugal, foi D. José I. D. João VI sucedeu a D. Maria I.

Sucessor ainda é «aquele a quem cabe inteiramente uma herança; herdeiro».

A palavra sucessor vem do «lat[im] successor,ōris, "sucessor, o que sucede a; herdeiro; que vem depois no tempo"; (...) ; f[orma] hist[órica] sXIII suscesor, 1392 ssuçessores, 1393 ssubçessores, sXIV socedor, sXIV socssor; a datação é para o subst[antivo] "aquele que sucede"».

[Fonte: Dicionário Eletrônico Houaiss]

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa