DÚVIDAS

O significado de materializar

Em vídeo nas redes sociais, um entrevistador pergunta a uma menina: «Você pode materializar essa ideia em palavras?»

Um rapaz, nos comentários, disse que ele precisava estudar mais, porque o correto naquele contexto seria apenas verbalizar, e que materializar não é correto. Ele argumentou dizendo que para materializar teria que «criar matéria», e que o som ou a «forma das palavras» são meio e não matéria. Por isso, ele fala que não se materializam palavras.

Porém, eu disse que, no sentido figurado, faz sentido. Além de que o som forma a matéria, assim como quando alguém "materializa uma ideia" em argila. Não está criando matéria, só dando forma a ela.

Ele então respondeu que nesse caso não seria correto pois o som é vibração, e vibração não dá forma à matéria, ao que respondi que forma "momentaneamente"a matéria.

Qual a opinião de vocês sobre o assunto?

Agradeço.

Resposta

De acordo com os dicionários brasileiros da língua portuguesa Aulete e Houaiss, a palavra materializar vai além da ideia de «dar existência material, física, corpórea». 

Dicionário da Língua Portuguesa da Academia das Ciências de Lisboa assim define essa palavra: 

«1. transformar ou transformar-se em realidade; (...); sinónimos: concretizar; realizar.

- Materializar um projeto.

- A ideia materializava-se.»

Logo, o uso de materializar para ideias ou palavras é legítimo no sentido figurado, significando tornar perceptível, dar forma concreta a algo abstrato. Quando alguém «materializa uma ideia em palavras», está justamente convertendo o invisível (pensamento) em algo audível ou visível (linguagem). Por conseguinte, o verbo não se restringe à criação de matéria física, mas também expressa a realização sensível de um conteúdo mental.

Isso se pode confirmar no livro Cartas inéditas de Fradique Mendes, de Eça de Queirós, neste passo:

«Consiste, depois, em rebuscar, através do homem e da Natureza, impressões e emoções novas, ou fragmentos de impressões e emoções, deixadas no subsolo da alma e da vida pelos primeiros escavadores, e que pareçam novas e saídas de um filão novo, por conservarem ainda as asperezas frescas do metal desenterrado. E consiste, enfim, em materializar tão completamente – transpondo-as para o verbo – essas sensações e essas emoções, que elas nos prendam e nos afetem pelos atributos próprios da matéria, e o verbo que as encarne se torne tão verdadeiramente rutilante como um broche de pedrarias, ou tão doce à epiderme como a moleza de um estofo, ou tão respirável como um ramo de lilases... Creio que é esta a poética do simbolismo, quando ensinada pelos mestres.»

Nesse trecho, Eça de Queirós, pela voz de Fradique, descreve a poética simbolista como a arte de «materializar as sensações e emoções no verbo» – isto é, de torná-las sensíveis pela linguagem, de encarnar o abstrato (emoções, impressões) em formas concretas (palavras, sons, imagens).

Portanto, a passagem confirma que «materializar uma ideia em palavras» é expressão plenamente legítima e literariamente consagrada, significando dar corpo verbal a algo imaterial, como faz a poesia ao converter sentimento em som e imagem.

Sempre às ordens!

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa