DÚVIDAS

O significado da forma "cossado" = coçado

Encontrei a forma "cossado" num livro. Informo que se trata de uma edição de 1906, da Empreza de Historia de Portugal, da obra Os Pobres, de Raul Brandão, e que a palavra surge assim contextualizada:

«Lá ia indo pela vida fóra, cossado e com um ar de afflicção que fazia rir. Parecia amachucado: as marcas dos encontrões nunca mais lhe sahiam» (pág. 37).

«Já cossados e gastos, todos os dias diziam as mesmas palavras e passavam pelas mesmas afflicções» (pág. 72).

«Humilde, cossado, á espera da esmola, sem forças para protestar, respondia com um sorriso e lagrimas á mistura» (pág. 138).

Grata pela atenção dispensada.

Resposta

A forma "cossado" não aparece {#registada|registrada} em nenhum dos dicionários consultados.

Há, porém, registo da forma cossar em Bento Pereira (1697 – Prosódia) na seguinte sequência:

«Subjugar, vencer, constranger, compellir, sovar, cossar, aguçar, amolar, afiar, acossar, misturar, confundir, lavrar bem, exercitar, cavar alto & fundo, picar, bolir debaixo, lançar, levar a cima (...).»

Interpretando este e os contextos apresentados na pergunta, pode-se supor que "cossar" esteja em lugar de coçar, constituindo uma variante gráfica ou um simples erro. É de referir, contudo, que a forma com <ss> está atestada em documentos portugueses desde o século XIV (cf. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa).

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa