DÚVIDAS

O pronome átono nos com função apassivante

A propósito da resposta muito gentilmente dada pela professora Maria João Matos, gostaria de saber ainda se, no caso da frase «Ele se operou ao apêndice», em que se considerou o pronome se como passivo, houver uma troca de pronome pessoal para, por exemplo, «Nós nos operamos ao apêndice», esse nos também deve ser classificado como nos passivo. A classificação sintática seria, então: nos, pronome apassivador?

Resposta

A classificação está correcta. No seu Dicionário de Questões Vernáculas, Napoleão Mendes de Almeida, na entrada se, confirma: «Embora raramente, as formas oblíquas me, te, nos e vos exercem também função apassivante.»

A passiva com se ocorre com mais frequência quando o sujeito é inanimado, em construções que acontecem só na 3ª. pessoa, e com as quais se emprega apenas a forma se do pronome pessoal. Mas também pode ocorrer quando o sujeito é representado por pessoa que não exerce a acção do verbo, ou seja, quando o sujeito é passivo, como acontece com o exemplo em apreço.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa