Não encontrei a palavra em apreço em nenhum dos dicionários consultados, o que, só por si, não implica que a palavra não exista. Numa pesquisa Google, encontrei 42 utilizações desta mesma palavra, sempre associada a estudos relativos à promoção ou ao desenvolvimento da leitura. Pode, pois, dizer-se que a palavra existe, pertence à classe dos adjectivos e que é utilizada com sentido próximo de «relativo à leitura».
Tentei perceber o aparecimento da palavra, bem como a sua formação, mas nada encontrei que me orientasse. Associado, como refere, a literacia, limita, todavia, o sentido da palavra, uma vez que, nos estudos em que aparece, está sempre presente a literacia no âmbito da leitura, não abrangendo a literacia matemática nem a científica. Surge a caracterizar palavras como desenvolvimento, competência, ambiente, acto, comportamento… Exemplifico com um excerto de um artigo intitulado "Literacia Emergente" e contextos educativos, Paulo Fernandes, disponível no sítio O Meu Brinquedo É Um Livro, promovido pela Associação de Profissionais de Educadores de Infância (APEI) e pela Associação de Professores de Português (APP): «Desta forma, desenhar uma medida abrangente de promoção literácita é, para este projecto: patrocinar a oferta de livros às famílias, desenvolver medidas de formação e informação a pais e educadores, e sensibilizar os agentes políticos locais para a necessidade de medidas de desenvolvimento literácito sustentado.»