DÚVIDAS

O arrais, o escanção, o/a contra-regra

Ao resolver uma ficha de trabalho para os meus alunos do 9.º ano, surgiu-me a seguinte dúvida: deverão os substantivos arrais, escanção e contra-regra ser considerados substantivos sobrecomuns ou comuns de dois géneros?

Resposta

Substantivos sobrecomuns são os que têm só uma forma, masculina ou feminina, para os dois géneros: a criança (seja menino ou menina), a testemunha, a vítima (seja homem ou mulher), o cônjuge (seja marido ou mulher). Substantivos comuns de dois são os que têm a mesma forma, quer no masculino, quer no feminino, distinguindo-se um género do outro pelo respectivo artigo ou outro determinante: o dentista, a dentista; o doente, a doente; o estudante, a estudante; o intérprete, a intérprete; o pianista, a pianista.
Arrais significa «patrão ou mestre de um barco», e escanção, «especialista na degustação de vinhos». Os dicionários registam estes dois termos apenas no masculino (o arrais, o escanção), certamente por estas profissões terem sido exercidas, ao longo dos tempos, pelos homens.
Contra-regra significa «pessoa que marca as entradas dos actores em cena ou numa filmagem». Os dicionários registam este vocábulo como substantivo comum de dois: o contra-regra, a contra-regra.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa