O feminino de druida - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
O feminino de druida

Encontrei na web o uso de «as/umas druidas» e consultei vários dicionários para verificar o feminino de druida". Só no Priberam online encontrei druidesa ou druidisa, e o de José Pedro Machado regista druidisa. Nem no da Academia das Ciências nem no Houaiss encontrei referências.

Assim, a minha questão é a seguinte: qual é o feminino de druida, e, no caso de se aceitar "druidesa" e "druidisa", alguma destas formas é preferente?

Muito obrigado!

Joaquim Fernández Tradutor Barcelona, Espanha 42

Druida, «nome dos antigos sacerdotes gauleses e celtas que exerciam ainda funções pedagógicas e judiciais», tem como feminino, em português, as formas druidesadruidisa (sacerdotisa dos gauleses e bretões), segundo os dicionários Houaiss, Michaelis, AuletePriberam e o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa da Academia Brasileira de Línguas. Nada indica que há preferência por uma ou outra forma do feminino para nos referirmos a estas sacerdotisas, pelo que podem usar-se as duas grafias.

 

Nota: O dicionário em linha Infopédia, o Portal da Língua Portuguesa e o Vocabulário Ortográfico Comum da Língua Portuguesa não atestam o feminino de druida.  

Sara Mourato
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: substantivo
Áreas Linguísticas: Léxico; Semântica Campos Linguísticos: Atestação/Significado de palavras