Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
O conceito de Land Art

Tendo lido já alguns textos sobre Land Arte, continuo com algumas dúvidas relativamente ao conceito de Land Art. Agradecia que me dessem o vosso conceito sobre este assunto.

Octávio Sérgio Marques da Silva Assistente técnico Viseu, Portugal 4K

Conceito do Ciberdúvidas não pode existir, porque a actividade deste sítio não se liga às áreas da história da arte e das artes plásticas. O que posso fazer é citar parte de um artigo disponível na Internet:

«Land Art, Earthworks ou Earth Art é um movimento artístico que emergiu nos Estados Unidos no fim da década de 60, princípios da década de 70, no qual a paisagem e o trabalho artístico estão inextrincavelmente ligados. As esculturas não são colocadas na paisagem; a paisagem é o principal meio de criação. Por vezes os trabalhos são realizados no espaço aberto e em alguns casos bem longe da civilização, onde ficam sujeitos à erosão e a condições naturais do clima.»

O termo land art poderia ser traduzido por «arte da terra», mas este não é termo que esteja consagrado na crítica especializada dos países de língua portuguesa.

Carlos Rocha
Tema: Línguas de especialidade Classe de Palavras: substantivo
Áreas Linguísticas: Léxico; Semântica