DÚVIDAS

O apelido Vago

Tenho como apelido Bago da parte paterna com ascendentes em Vila Nova de Famalicão, principalmente nas freguesias de Santiago de Antas e Calendário.

Após várias pesquisas nada encontrei de muito certo.

Na minha genealogia encontrei esse apelido por volta de 1800. Nos meus antepassados está quase como Ferreira Vago que tinham como profissão alquilador.

Alguém já se deparou com esse apelido ou alcunha?

Resposta

Não foi possível achar registos de outras famílias com o apelido Vago, a não ser na região referida pela consulente.

O portal Geneall indica um Manuel Ferreira Vago, nascido à volta de 1840, e casado em 1861 com Mariana Rosa de Jesus, em Calendário, em Vila Nova de Famalicão.

Explorámos a hipótese de ser nome de origem galega, mas na Cartografia dos Apelidos da Galiza não há registo de tal nome. Não excluímos, no entanto, a possibilidade de o apelido ter origem numa alcunha, atendendo a que vago pode aplicar-se a uma pessoa indecisa ou a um indivíduo que vagueia, que parece não ter rumo. Cf. Novo Dicionário da Língua Portuguesa de Cândido de Figueiredo, na edição de 1913. 

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa