DÚVIDAS

A regência de pachorra

Perguntava-vos se o nome pachorra, para além da preposição para, suporta a preposição de:

«Ele não tem pachorra de sair de casa.»

Obrigado.

Resposta

É possível identificar vários casos de uso do nome pachorra, cujo uso aparece associado sobretudo a contextos mais informais, tanto com a preposição para como com a preposição de. Uma consulta ao Corpus do Português, de Mark Davies, mostra-nos que inclusive na literatura é possível assinalar os dois usos:

(1) «E inda por cima, tendo a pachorra de derrotá-lo!» (Álvaro Cardoso Gomes, Os Rios Inumeráveis.1997)

(2) «Teve a pachorra de contar os carros» (Machado de Assis, Memorial de Aires. 1908.)

(3) «Andava realmente impaciente, sem pachorra para aqueles treinos de campeonato.» (Miguel Torga A Criação do Mundo: O Terceiro Dia. 1948)

 (4) «e tu pachorra para escutá-lo, João.» (Júlio Dinis, A Morgadinha dos Canaviais, 1868)

Disponha sempre!

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa