DÚVIDAS

«Mesmo que» e «mesmo se» + regência de meter e «estar de acordo»

Por favor, estou com dúvidas em relação a três frases e, uma vez que o vosso site me tem sido útil e esclarecedor todas as vezes que necessito, tomei a liberdade de pedir a vossa atenção.

Como é que é correcto dizer-se:

«Mesmo que assim não fosse», ou «mesmo se assim não fosse»?

«Metemo-nos por uma rua», ou «metemo-nos numa rua»?

«Estávamos de acordo em como as nossas misérias já nos chegam», «estávamos de acordo que as nossas nossas misérias já nos chegam», ou nenhuma está correcta?

Muito obrigado.

Resposta

Antes de mais, agradecemos as simpáticas palavras. Disponha sempre.

Relativamente ao primeiro caso, ambas as locuções se empregam:

a. «Mesmo que assim não fosse...»

b. «Mesmo se assim não for...»

Para uma descrição detalhada sobre este tipo de locuções, veja-se: Sobre a locução «mesmo que».

Quanto ao segundo caso, também se aceitam as duas preposições:

c. «Metemo-nos por uma rua (adentro).»

d. «Metemo-nos numa rua.»

Ambas as frases têm a mesma interpretação: «entrámos numa rua».

Por fim, no terceiro caso, a versão correcta é aquela em que se emprega a preposição:

e. «Estávamos de acordo em como as nossas misérias já nos chegam.»

Para confirmar que existe regência da preposição, podemos substituir a frase encaixada pelo pronome isso, e então verificamos que dizemos «estar de acordo nisso», ou «estar de acordo em alguma coisa», e não *«estar de acordo isso»; *«estar de acordo alguma coisa». Contudo, cada vez mais se perde a noção de regência nestes casos, e a omissão da preposição é cada vez mais frequente antes de oração subordinada.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa