Mentorando - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Mentorando

Como deve designar-se em português a pessoa integrada num processo de desenvolvimento de competências/conhecimentos sob a orientação de um mentor? "Mentorando" ou "mentorado"?

Com base na definição dos sufixos -ando e -ado, defendo que será "mentorando"; contudo, vejo frequentemente em textos técnicos relacionados com a temática do desenvolvimento de competências o uso do termo "mentorado" referindo o sujeito integrado no processo.

Muito agradeço a vossa clarificação.

Adelinda Ramos Aposentada Amadora, Portugal 3K

Sim, efetivamente, se a pessoa ainda se encontra no processo, o sufixo escolhido deverá ser -ando, à semelhança de mestrando – pessoa que se encontra a realizar o mestrado; doutorando – pessoa que se encontra a realizar o doutoramento.

Sandra Duarte Tavares
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: substantivo