Com efeito, a ordenação dos autores nas bibliografias obedece a critérios diferentes de acordo com a procedência do autor, da área lusófona ou da hispanofalante.
No caso dos nomes dos autores hispanofalantes, quer na citação do autor, quer na bibliografia anexada no fim da obra ou do artigo, devem ser ordenadas pelo primeiro apelido. Eventualmente, na bibliografia, poderão aparecer os dois apelidos, por exemplo:
Ponce de León, Rogelio. 2001. "El Álvarez en vernáculo: las exégesis de los de institutione grammatica libri tres en Portugal durante el siglo XVII". Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Série "Línguas e Literaturas", 18. 317-318. (Um só apelido)
Ponce de León Romeo, Rogelio. 2002. "O Brocense na teoria gramatical portuguesa no início do século XVII". Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Série "Línguas e Literaturas" 19. 491-520. (Dois apelidos).
Este critério, mesmo que estejamos a escrever um trabalho em português, deverá ser conservado, do mesmo modo que, quando redigimos obras em espanhol, citamos o autor português através do segundo apelido.