Um hipónimo é uma palavra cujo significado é hierarquicamente mais específico que o doutra; por exemplo, cenoura ou nabo estão em relação de hiponímia relativamente a legume.
Hiperónimo é sinónimo de superordenado, nome que se dá ao termo cujo sentido inclui aquele (ou aqueles) de um ou de vários outros termos, chamados hipónimos. Assim, animal é hiperónimo de cão, gato, burro, etc.
Quanto aos conceitos de holónimos e merónimos, eles estes estão consagrados na Nova Nomenclatura da Língua Portuguesa, em Semântica Lexical, cuja base de dados foi editada em CD, encontrando-se em linha na página da APP.
Com a seguinte definição:
Holonímia
«Relação de hierarquia semântica entre duas unidades lexicais; uma denota um todo (holónimo) sem impor obrigatoriamente as suas prioridades semânticas à outra, considerada sua parte (merónimo)»
Exemplos «carro/volante – carro estabelece uma relação de holonímia com volante, sem porém lhe impor as suas propriedades; braço/corpo; vela/barco»
Meronímia
«Relação de hierarquia semântica entre duas unidades lexicais; uma denotando a parte(merónimo)» e criando uma relação de dependência ao implicar a referência a um todo (holónimo), relativo a essa parte»
Exemplo
«A unidade lexical «dedo» (merónimo) implica a unidade lexical «mão» (holónimo)»