Segundo o Grande Dicionário da Língua Portuguesa de José Pedro Machado, grávido significa «que está no estado de gravidez, prenhe, pejado» e «carregado, muito cheio pesado». Estas acepções levariam a crer que grávida é o mesmo que prenhe.
Mas não é bem assim: dicionários recentes como o Houaiss e o da Academia das Ciências de Lisboa acolhem grávida numa entrada própria, definindo a palavra como «mulher em estado de gravidez». Em contrapartida, no dicionário da Academia das Ciências de Lisboa, surgem prenhe e a sua variante popular prenha como termos que designam a pessoa ou o ser «que se encontra em estado de gravidez ou de prenhez». Pela sua parte, o Dicionário Houaiss só regista prenhe, cujo significado aqui relevante é «que está em período de gestação (diz-se ger. de fêmea de animal); pejado, grávido».
Em Portugal, só num registo arcaico ou popular é que prenhe e grávida têm como mesmo referente a mulher em estado de gravidez. Noutros registos e no português corrrente em geral, uma mulher só pode estar grávida. Quanto à fêmea de qualquer outro animal, emprega-se em princípio prenhe, embora, em seu lugar, se verifique uma certa tendência para usar também grávida.