DÚVIDAS

«Fiambre da perna extra»

Será que este porco tinha uma perna a mais, a extra, de onde se tirou o fiambre? Será alguma raça de porcos que eu não conheço? Serão porcos transgénicos? Recentemente passou na televisão um anúncio sobre este tipo de fiambre em que explicavam os cuidados extra que tinham com a produção deste fiambre, obtendo-se assim um produto de qualidade superior a que chamaram «fiambre extra». Fiquei muito mais descansada por saber que extra era a qualidade do fiambre e não a perna do porco, porque, da forma como é dito, imagens de porcos com cinco pernas surgem imediatamente na minha imaginação… e não são imagens bonitas! Qual é então a forma correcta: «fiambre da perna extra», ou «fiambre extra da perna»?

Resposta

A expressão correta é «fiambre da perna extra».

Embora haja no mercado fiambre de aves, quando se fala de fiambre, em geral, pretende-se referir um produto alimentar preparado a partir de carne de porco submetida a diversos tratamentos. Ora, existem dois tipos deste fiambre: o fiambre da perna (feito a partir da carne das patas traseiras do porco) e o fiambre da pá (proveniente das patas dianteiras). Qualquer deles pode apresentar uma qualidade média e uma qualidade superior, isto é, pode ser corrente ou extra. A palavra extra aqui é um adjetivo que não significa «suplementar», mas, sim, «extraordinário» e, que, naturalmente, diz respeito ao fiambre, e não à parte do corpo do animal com a qual o fiambre foi feito.

Assim, qualquer dos termos compostos que designa o fiambre (fiambre da pá ou fiambre da perna) pode ser adjetivado por estes ou outros vocábulos: «fiambre da perna extra», «fiambre da pá corrente», «fiambre da perna fatiado», «fiambre da pá finíssimo». O adjetivo extra é uniforme (isto é, tem a mesma forma para o masculino e para o feminino), pelo que poderá prestar-se a esta confusão (por brincadeira), mas, se se utilizarem os adjetivos fino ou fatiado, já o problema desaparece.

Exemplos de outros termos com construção idêntica: «pés de galinha visíveis», «fim de semana extraordinário», «sala de visitas arrumada», «casa de banho inundada».

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa