«Fascinado com» e «fascinado por» - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
«Fascinado com» e «fascinado por»

Gostaria de saber, no âmbito da regência do particípio passado ou adjetivo fascinado, como se deve dizer: «estou fascinado com ela», ou «estou fascinado por ela»?

Estão as duas formas de expressão corretas ou estão ambas erradas?

Desde já, muito obrigado pela atenção.

Lanito Molita Estudante Lisboa, Portugal 42

Ambas as construções são aceitáveis – «fascinado com» e «fascinado por» – e são empregadas com o mesmo sentido: «ficou fascinado com a formosura da jovem» e «fascinada pela soberania do homem, pelas reminiscências daquele tipo [...]»  (Fernandes, Francisco. Dicionário de Regimes de Substantivos e Adjetivos. São Paulo: Globo, 2005).

Vejam-se também dois exemplos retirados de obras do século XIX :

(1) «Quando, no albor da vida, fascinado com tanta luz e brilho e pompa e gatas[...]» (Gonçalves Dias em Primeiros Cantos)

(2) «[...] veio distrair a atenção do trovador que, fascinando por aquele olhar maldito da polé, não despregava dela a vista» (Alexandre Herculano em O Bobo).

Sara Mourato
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: adjectivo
Áreas Linguísticas: Léxico; Sintaxe Campos Linguísticos: Regência