DÚVIDAS

Deportado e extraditado

O «moço do Canadá» sendo português e ameaçado de expulsão, qual o termo que devemos empregar : deportado ou extraditado? E já agora em que circunstâncias se deve usar o termo repatriado?

Resposta

Pela informação que nos dá, o termo que se deve empregar é deportado, isto é, aquele que foi condenado a sair. Parece ser este o caso da pergunta.

Extraditado é aquele que foi entregado ao país de origem mas com um determinado fim, o de ser julgado nesse país. A extradição dá-se, por exemplo, no caso de um refugiado no estrangeiro ser reclamado pelo país de origem, no qual devia ser julgado. Não parece ser outro o caso da questão.

Quanto ao repatriado, emprega-se em duas acepções:

 

  1. Aquele que foi repatriado.
  2. Aquele que se repatriou.


Como repatriado é o particípio passado de repatriar, temos de saber o que significa este verbo. Tem, como é evidente, duas acepções:

  1. Fazer e, mesmo, obrigar alguém a regressar ao seu país. Assim, qualquer governo pode repatriar determinados estrangeiros por questões políticas e outras.
  2. Qualquer pessoa pode regressar ao seu país, isto é, pode-se repatriar.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa