As duas expressões referidas não são propriamente sinónimas, mas, em certos contextos, podem ter alguma proximidade de sentido.
Para esclarecer bem o seu significado, vou focar cinco expressões: «Não ter pano para mangas», «ter pano para mangas», «dar pano para mangas», «dar mangas» e «fazer correr muita tinta».
«Não ter pano para mangas» significa não ter por onde se alargar, não dispor de recursos suficientes para o que quer fazer, ter só alguns recursos, mas não todos os que permitiriam fazer tudo o que quer, tudo bem ou perfeito. Literalmente falando, não ter pano para mangas significa não ter tecido suficiente para fazer as mangas da peça de vestuário. Ora, a manga, embora seja uma parte importante da referida peça, pode não existir, ou seja, a sua ausência não inviabiliza por completo a peça de vestuário: pode haver uma blusa sem mangas, um vestido sem mangas, uma camisola sem mangas ou, mesmo, em extremo, um casaco sem mangas. Assim, quando alguém diz que não tem pano para mangas, pretende, em sentido figurado, dizer que não pode ir muito longe, não dispõe de muitos recursos, está limitado, ou, mesmo, que está atarefado, não podendo prestar atenção a tudo ou a todos que a solicitem.
Da expressão anterior se criou «ter pano para mangas», que significa ter muitos recursos, ter muitas potencialidades, ter muitos aspectos, ser extenso. Por exemplo, com a afirmação «esse assunto tem pano para mangas», pretende dizer-se que esse assunto vai dar muito que falar, tem muitos aspectos que vão permitir que se discuta longamente sobre ele. Com o mesmo sentido, existe «dar pano para mangas». Se um tema dá pano para mangas, tal significa que vai permitir muita discussão, muitos comentários.
«Dar mangas» é uma expressão menos utilizada: significa fornecer meio ou ocasião para fazer alguma coisa.
Finalmente, a expressão «fazer correr muita tinta» faz lembrar a escrita com caneta de tinta permanente, em que a tinta desce pelo aparo, corre para o papel. «Fazer correr muita tinta» significa, portanto, dar origem a que muito se escreva sobre o assunto. Assim, em determinados contextos, a expressão «ter pano para mangas» tem um significado próximo de «fazer correr muita tinta».