1. Sobre crustose
Em português existem como adjectivos crustáceo, crustoso e crostoso, todos a significarem «recoberto de crosta (ou crusta)». Segundo o Dicionário Houaiss, todos eles têm uso especializado, em carcinologia (morfologia botânica).
2. Sobre foliose
Folioso não está atestado como termo especializado nos dicionários gerais; no entanto, o Grande Dicionário da Porto Editora regista-o como derivado de folia, no sentido de «em que há folia, brincadeira ou divertimento». Para o domínio científico, existe folhoso como termo especializado, significando «cujo talo apresenta apêndices, subdivisões ou expansões (filídios ou filódios) semelhantes a folhas (diz-se de planta, esp. de hepática)» (Dicionário Houaiss); e foliáceo, com duas acepções científicas: em morfologia zoológica – «em forma de folha (diz-se de qualquer estrutura ou órgão)» – e em morfologia botânica – «que é laminar (diz-se de qualquer órgão ou estrutura vegetal)».
3. Sobre fruticose
Tanto o Dicionário Houaiss como o Grande Dicionário da Língua Portuguesa, da Porto Editora, registam fruticoso e fruticoloso. O Dicionário Houaiss indica que estes termos são sinónimos que em morfologia botânica significam «semelhante a arbusto; frutescente» e «que é ereto e ramificado, semelhante a um diminuto arbusto (diz-se de talo ou de talófita, esp. de líquen)»; a entrada de fruiculoso remete para fruticoso, deixando supor que é preferível a segunda forma, apesar da indicação de uso pouco frequente. O Grande Dicionário também os classifica como termos da botânica, com significados próximos, mas sem explicitar se são sinónimos ou não: fruticoso é o mesmo que ser «semelhante a arbusto de pequenas dimensões»; fruticoloso é «relativo ao tronco dos subarbustos».
4. Sobre squamolose
As formas "esquamulas" e "esquamuloso" não parecem as mais adequadas porque o radical latino de squamolose, que é squam-, passa a português sob a forma escam- (daí escama). Por conseguinte, não admira que as formas atestadas nos dicionários gerais sejam escâmula e escamuloso (ver Dicionário Houaiss e Grande Dicionário, da Porto Editora).