O documento das Aprendizagens Essenciais (AE) para a disciplina de Português não apresenta os conceitos de conotação e denotação como conteúdos explícitos do domínio da gramática em nenhum dos anos de escolaridade. Não obstante, no 4.º ano de escolaridade, prevê a mobilização destes conceitos no âmbito da compreensão do oral, de acordo com a seguinte redação: «Distinguir entre factos e opiniões, informação implícita e explícita, essencial e acessório, denotação e conotação» (p. 6). Já no ensino secundário (AE para 10.º e 11.º anos) prevê-se como ação estratégica a «explicitação de valores semânticos das palavras, tendo em conta os seus contextos de ocorrência no plano diacrónico». Estas aprendizagens / ações estratégicas convocam direta ou indiretamente os conceitos de denotação e conotação. Refira-se ainda que o desenvolvimento das capacidades de leitura no sentido da identificação de sentidos figurados e contextuais é um domínio sempre presente ao longo dos diferentes anos de escolaridade no documento em apreço. Ora, neste âmbito, os conceitos de denotação e conotação poderão revelar-se úteis no sentido da exploração dos valores das palavras.
Pelo exposto, é natural que, ao longo do percurso de aprendizagem, os conceitos de denotação e conotação sejam mobilizados em diferentes domínios do estudo do português. Refira-se ainda que o Dicionário Terminológico, documento que apresenta o referencial terminológico a utilizar na disciplina de português em contexto não universitário inclui os termos em apreço no domínio da semântica lexical.
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