DÚVIDAS

Complementos circunstanciais com chegar, ir, voltar

No documento Brasil. Congresso. Câmara dos Deputados. Manual de redação — Brasília: Câmara dos Deputados, Coordenação de Publicações, 2004. 420 p. — (Série fontes de referência. Guias e manuais ; n. 17), há a seguinte informação: «Nas indicações de tempo ou do lugar dentro do qual ocorre a ação, usa-se a preposição "em": Chegamos (Fomos/Voltamos/Retornamos) na hora marcada; A comitiva chegou (foi/voltou/retornou) no avião presidencial.»

Quero saber se está correto o dito acima. Grato.

Resposta

1. Pode usar-se a preposição em, se entendermos «dentro do tempo estipulado»: «Chegámos/Fomos embora/Voltámos/regressámos na hora marcada.»

Mas também é possível dizer com a preposição a — «chegámos/fomos embora/voltámos/regressámos à hora marcada» —, visto que é a preposição usada quando, por exemplo, perguntamos: «A que horas...?»

2. Usa-se a preposição de para meios de transporte («de avião», «de barco», «de bicicleta», etc.), mas, quando se trata de meio de transporte específico, deve usar-se em («no avião da TAP-Air Portugal», «no barco da meia-noite», «na bicicleta do meu pai», etc.).

Por conseguinte, «no avião presidencial»... está correcto.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa