Como fazer um comentário - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Como fazer um comentário

Como se elabora um comentário de uma frase, poema ou texto?

Andreia Alverca Estudante Alverca, Portugal 47K
1. O comentário textual integra sequ[ü]ências da tipologia expositiva e sequ[ü]ências da tipologia argumentativa.

Se considerarmos o comentário analítico de texto (ver exemplo), verificamos que a componente sequ[ü]encial argumentativa é reduzida, mas se atendermos ao comentário crítico (ver exemplo), então, essa componente ganha significativamente mais peso.

Em todo o caso, o que une uma e outra modalidade de comentário é o objectivo comunicacional: explicitar a informação central veiculada pelo texto-tema de comentário.

2. Comentário de um texto procedimentos

I Resumo do conteúdo do texto

— identificação dos problemas tratados

— enquadramento teórico/histórico/temático/estético

— notação da relação estabelecida com outros problemas/temas

II Avaliação da pertinência e do rigor do dito e — no caso do texto literário — da beleza do dizer.

Conselho geral: evitar a simples paráfrase.

3. O termo comentário de texto tem um referente mais ou menos estável em Análise do Discurso. Mas a expressão comentário de frase tem um referente muito menos preciso. Pode corresponder a algo tão diverso como um comentário de ordem gramatical ou um comentário ideológico.

Ana Martins