DÚVIDAS

Climático

Quando falamos de factores ou condições de clima devemos usar o adjectivo «climáticos» ou «climatéricos»?

Não terá o último termo a ver com «climatério»?

Resposta

Climático ou climatológico são preferíveis, porque climatérico é considerado galicismo por alguns e pode, além disso, pensar-se que estamos, de facto, a referir-nos ao termo climatério; só que este deve escrever-se com c antes do t, bem como o adjectivo correspondente: climactério e climactérico, porque assim o manda a sua etimologia grega.

N. E. (12/02/2026) –Com a aplicação do Acordo Ortográfico de 1990 (AO 1990), climactérico passou a grafar-se climatérico (cf. Infopédia). Sobre este assunto, transcreve-se a nota associada a climatérico, «relativo ao clima; climático, climatológico», na edição de 2001 do Dicionário Houaiss, portanto anterior à entrada em vigor do AO 1990: «[do] francês 2climatérique (1812) "relativo ao clima", de climat "clima" com atração morfológica de 1climatérique "1climatérico"Littré diz que não se deve derivá-lo de climat "clima", segundo [o] Trésor de la Langue Française, o vocábulo é suplantado por climatique "climático" no final do século XIX; em Portugal, onde se estabelece uma distinção ortográfica entre 1climatérico (lá climactérico) e 2climatérico (lá climactérico), parece que o termo se arraigou mais do que no Brasil, já se detectando seu uso em Camilo; sem dúvida, como observara Littré, o uso do vocábulo como sinônimo de climático é etimologicamente insustentável, visto que, em última análise, climatérico é o grego klimaktérikós, derivado de klimaktêr, que deriva de klîmaks, akos "escada, degrau, escala", na retórica "gradação, clímax".»

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa