As acepções do adjectivo temporal - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
As acepções do adjectivo temporal

Ouvi, na televisão, o presidente de uma junta de freguesia dizer algo como «se a situação temporal se mantiver», referindo-se ao tempo excepcionalmente frio.

Está correcta a palavra temporal, ou devia ter dito climatérica?

José Moreira Aposentado Porto, Portugal 3K

1. Tempo e clima pertencem ao mesmo campo lexical relativo a «condições atmosféricas». Neste âmbito, tempo designa «condição transitória»; clima, «situação inerente e durativa»:

(i) «Qual o clima da Papua-Nova Guiné?»
(ii) «Que tempo faz aí agora?»

2. Considerando as formas derivadas (adjectivos denominais), temporal e climático/climatérico, verificamos que temporal já não pertence a esse campo lexical, ou seja, nunca designa uma qualificação que se prenda com «estado atmosférico». Temporal significa (i) temporário, passageiro; (ii) mundano, secular; (iii) temporal pode ser também um termo gramatical (conjunção/oração temporal).

Cf. O que é verdade e mito nos provérbios populares sobre o clima

Ana Martins
Classe de Palavras: adjectivo
Áreas Linguísticas: Morfologia; Semântica Campos Linguísticos: Derivação; Atestação/Significado de palavras