Não sei se entendemos bem a questão, pois não vemos como as palavras podem ser usadas no mesmo contexto. Como também não sabemos qual é o contexto, ficamos sem poder indicar por qual das formas se deverá optar.
Deixamos abaixo o significado de cada uma delas:
Pigmalião: «antr. Pigmalião < gr. Pugmalíōn,ōnos (rei de Chipre e escultor lendário), lat. Pygmalĭon,ōnis sob a f. rad. pigmalion- + -ismo; conta a lenda que Pigmalião se apaixonou por uma estátua (esculpida por ele mesmo, segundo Ovídio) e pediu a Afrodite que lhe desse uma mulher parecida com a estátua; a deusa foi além do pedido, pois deu vida à própria estátua, e Pigmalião casou-se com a mulher criada dessa forma.»
Camaleão: «Rubrica: herpetologia. Design. comum aos lagartos, da fam. dos camaleontídeos, arborícolas, encontrados na Europa, Ásia e principalmente África; de cor verde ou vermelha, que pode ser alterada rapidamente, pés zigodátilos, língua longa e pegajosa e olhos de movimentos independentes; cameleão, do lat. chamaelĕon,ōnis e ontis 'camaleão', der. do gr. chamailéōn,ontos 'leão anão, camaleão'; f. hist. 1525 chammaleon, 1532 camaliã, 1532 camaliam, c1543 camaleão, 1563 camelião.»
Fontes:
Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa