Ator, palavra aguda (ou oxítona) - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Ator, palavra aguda (ou oxítona)

A palavra actor é grave ou aguda? Eu pensava que era grave, pois o a da penúltima sílaba é aberto (pelo c). Mas, pelo AO, a palavra passa a ser escrita ator. Pelas regras de acentuação, se fosse grave tinha de levar acento no a (/átor/). Portanto, é aguda. Qual é a resposta correcta?

Obrigado.

Vítor Meireles Engenheiro Maia, Portugal 1K

    A palavra ator – sem a consoante c, conforme a sua nova grafia, pós-Acordo Ortográfico de 1990 [Cf. Base IV: Das sequências consonânticas] − é aguda (ou oxítona), pois a sílaba tónica, a sílaba acentuada, é a última, embora o «a» da primeira sílaba seja pronunciado de forma aberta. O mesmo acontece em invasor, por exemplo, outra palavra aguda em que o a também é aberto e não há dúvidas quanto à sua pronúncia.

Quanto às principais regras de acentuação, é possível relembrá-las aqui.

Aura Figueira
Tema: Acordo Ortográfico Classe de Palavras: substantivo
Áreas Linguísticas: Fonética Campos Linguísticos: Pronúncia; Acento