Parece-me haver um equívoco por parte da consulente, pois a divisão silábica de aquário é a seguinte: a-quá-ri-o (tal como se encontra na recente resposta1, de 11/01/2012).
Portanto, do mesmo modo que a divisão de polícia (po-lí-ci-a), as vogais consecutivas da última sílaba são separadas, pois não se trata de ditongos decrescentes, o que implicaria a separação das vogais, tal como se encontra previsto na Base XX (sobre a Divisão Silábica) do Acordo Ortográfico de 90 : «As vogais consecutivas que não pertencem a ditongos decrescentes (as que pertencem a ditongos deste tipo nunca se separam: ai-roso, cadei-ra, insti-tui, ora-ção, sacris-tães, traves-sões) podem, se a primeira delas não é u precedido de g ou q, e mesmo que sejam iguais, separar-se na escrita: ala-úde, áre-as, ca-apeba, co-ordenar, do-er, flu-idez, perdo-as, vo-os. O mesmo se aplica aos casos de contiguidade de ditongos, iguais ou diferentes, ou de ditongos e vogais: cai-ais, caí-eis, ensai-os, flu-iu.»
Repare-se que a divisão silábica faz-se, em regra, pela soletração, o que significa que as sílabas se dividem de acordo com a forma como soletramos a palavra (princípio defendido pela gramática tradicional e mantido pelo novo Acordo Ortográfico). E não há dúvida de que a própria palavra rio se divide em duas sílabas — ri-o —, tal como se soletra.
Ora, como a divisão silábica tem por base a pronúncia das palavras, é comum pensarmos que é fácil a qualquer falante dividir silabicamente uma palavra. No entanto, a divisão silábica de palavras com sequências de vogais, ou de consoantes, nem sempre é intuitiva. Por isso, somente quando nos apercebemos de que são naturalmente indivisíveis duas vogais consecutivas (formando um verdadeiro ditongo), é que não é possível a sua separação (como, por ex.: Deus, pneu, irmão, pai, vai).
Nota: Para os casos de dúvida sobre divisão silábica, acentuação e sílaba tónica (para além da grafia), aconselha-se a pesquisa no Portal da Língua Portuguesa e no Dicionário da divisão silábica, recursos disponíveis da responsabilidade do ILTEC, que respeitam o novo Acordo Ortográfico.
1 Citando-se a parte da resposta relativa à divisão silábica de aquário:
Por exemplo, para a divisão silábica da palavra aquário, tem de se ter em conta duas regras:
— relativa ao digrama qu, para o qual está previsto que «nunca se separam da vogal ou ditongo imediato, quer o u se pronuncie ou não;
— referente à presença de duas vogais consecutivas que não pertencem a um ditongo decrescente.
Portanto, a divisão silábica de aquário é feita do seguinte modo: a-quá-ri-o.