Perceba-se, primeiro, o significado destes adjetivos nos contextos apresentados.
Por um lado, massa é regionalismo de uso informal, do nordeste do Brasil, usado com o sentido de (i) «que atrai (diz-se de pessoa)» (Dicionário Houaiss), ou tratar-se de um regionalismo, também de uso informal, da zona de Minas Gerais, Bahia, usado com o sentido de (ii) «muito bom ou especial; bacana, excelente» (ibidem). Assim, «Ah, mas ele é muito massa!» pode ter duas leituras:
(1) «Ah, mas ele é muito atraente»;
(2) «Ah, mas ele é muito bom/bacana/especial».
Por outro lado, fofo pode ser entendido como: (i) «cheio de presunção e arrogância; convencido, jactancioso» (em sentido figurado); (ii) «muito vaidoso; cheio de si; ancho, concho» (uso informal); (iii) «que encanta pela aparência bela e graciosa» (dicionário Michaelis); ou (iv) «amoroso, adorável» (Infopédia). Assim, «Ah, mas ele é muito fofo!» pode ter as seguintes leituras:
(3) «Ah, mas ele é muito convencido!»;
(4) «Ah, mas ele é muito vaidoso!»;
(5) «Ah, mas ele é muito bonito!»;
(6) «Ah, mas ele é muito amoroso!».
Ora, olhando para as aceções (i) de massa e (iii) de fofo, percebemos que os adjetivos podem ser sinónimos. É a mensagem que se pretende transmitir que dita esta sinonímia.
Note-se que fofo, no sentido (iv), tem registo em Os Maias de Eça de Queirós: «Numa faixa oblíqua de sol, sobre o tapete, o Reverendo Bonifácio, enorme e fofo, dormia de leve a sua sesta.» (in Corpus do Português).
N. E. (17/03/2024) – A respeito da origem do uso de massa, como sinónimo de «muito bom», os dicionários nada adiantam, a não ser que a palavra vem de latim massa, ae, «massa, monte, o todo, a totalidade», que, por sua vez, vem do grego "máza", com o memso significado (ver Dicionário Houaiss). É possível que massa, na aceção de «muito bom», tenha que ver com uma expressão, talvez «isso é a massa da mandioca» ver comentário que se acha em portuguese.stackexchange.com . Acerca de fofo, é um adjetivo de origem obscura, sinónimo de macio (cf. Dicionário Houaiss). É possível que a aceção de «bonito, gracioso» tenha que ver com o facto de, quando se fala de massa, se preze a qualidade de ser macia, ou seja, fofa, e, portanto, gostosa, noção que, por extensão semântica, se confunde com as de «bom, bonito, atraente».