DÚVIDAS

ATUALIDADES

Notícias

A génese dos crioulos e a relevância simbólica do português em África

Nos programas de rádio Língua de Todos e Páginas de Português

♦ Como surgem as línguas crioulas? Estarão os crioulos fadados ao esquecimento? Vão desaparecer? Em Cabo Verde, o crioulo tem o estatuto de língua oficial, a par do português e é o idioma materno, nas suas pequenas variantes, da maioria da população do arquipélago. Mas que definição é essa, a dos crioulos? No programa Língua de TodosRDP África, transmitido na sexta-feira, dia 23 de março, às 13h15*, com repetição no sábado, dia 24, depois do noticiário das 09h00*, a linguista Dulce Pereira responde a todas estas questões. 

* Hora oficial de Portugal continental, ficando o programa Língua de Todos disponível posteriormente, aqui.

♦ Os países de língua oficial portuguesa constituem uma base da maior importância para a expansão do português em África. A opção pela língua de Camões foi tomada pelos movimentos independentistas ainda no decurso da luta de libertação e resultou do reconhecimento de que a sua utilização concorreria eficazmente para consolidar as fronteiras políticas e culturais dos futuros Estados, contribuindo também para fortalecer a independência e unidade nacional. Este é o tema central do programa,  Páginas de Português – na Antena 2, do dia 25 de março, às 12h30**, com repetição no sábado seguinte, dia 31, às 15h30**. Convidada: Margarida Calafate Ribeiro, professora da Universidade de Coimbra e uma das maiores especialista portuguesas em Estudos Pós-Coloniais.

** Hora oficial de Portugal continental, ficando o programa, Páginas de Português disponível posteriormente, aqui.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa