DÚVIDAS

Análise sintática de uma frase de Mensagem

Solicitava apoio para fazer a divisão sintática das orações dos seguintes versos assim como a função sintática dos elementos das orações.

«Minha loucura, outros que me a tomem/ Com o que nela ia.» (Fernando Pessoa, Mensagem)

Muito agradecida.

Resposta

Nos versos em apreço, podemos identificar duas orações subordinadas.

Devemos, antes de mais, referir que estes versos são um caso de construção exclamativa nominal1. Com efeito, as construções exclamativas podem depender de um grupo nominal, como se observa em (1):

(1) «O barulho que ele faz!»

As frases desta natureza caracterizam-se por serem formadas por um grupo nominal modificado por uma oração relativa. São equivalentes às frases exclamativas típicas, iniciadas por que:

(2) «Que barulho ele faz!»

Deste modo também os versos em questão constituem uma construção exclamativa nominal, que aqui reproduzimos na ordem natural:

(3) «Outros que tomem a minha loucura com o que nela ia.»

Veja-se como a construção é equivalente a (4):

(4) «Que outros tomem a minha loucura com o que nela ia.»

Atentando na frase original, identificamos, então, duas orações subordinadas que se identificam por meio de parênteses retos:

(5) «Minha loucura, outros [que me a tomem/ Com [o que nela ia]].»

A oração «que a tomem com o que nela ia» é uma oração subordinada relativa, que tem como estrutura subordinante o nome «outros». Por seu turno, a oração «o que nela ia» é uma oração subordinada substantiva relativa [sem antecedente].

Disponha sempre!

1. Para mais informações, cf. Barbosa, Santos e Veloso in Raposos et al., Gramática do Português. Fundação Calouste Gulbenkian, pp. 2573 e ss.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa