Acrónimo - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Acrónimo
   O que significa a palavra acrónimo?


Pedro Birra Portugal 4K

Acrónimo significa o seguinte: palavra formada pelas letras iniciais de várias outras palavras que constituem uma denominação e que se pronuncia como uma palavra normal.

Suponhamos o seguinte exemplo: três amigos têm, cada um, o seu restaurante: o Solário, o Amigo e o Mónaco. Resolvem juntar-se e fundar um hotel. Depois põem-lhe, por exemplo, o nome de Sol-a-mo.

Outro caso: ONU – Organização das Nações Unidas; TAP – Transportes Aéreos Portugueses; OMS – Organização Mundial de Saúde.

Há uns anos usavam-se as siglas: O.N.U.; T.A.P.; O.M.S., que se liam letra por letra. Por facilidade de leitura, começaram a ler-se como uma palavra única e a escrever-se em acrónimo.

Veja o que diz José Pedro Machado no Grande Dicionário da Língua Portuguesa (Publicações Alfa, 1991), sobre a palavra acrónimo. Aí se indica a sua formação a partir do elemento acro-, proveniente do grego 'akron' (ponta, extremidade) + 'nymos' (nome, palavra). Com o mesmo elemento se formou, por exemplo, a palavra acroartrite – artrite das extremidades. Ou acróstico – poema cujas letras iniciais de cada verso formam um nome (geralmente o da amada do poeta...).

Teresa Álvares/José Neves Henriques
Classe de Palavras: substantivo
Áreas Linguísticas: Léxico; Semântica Campos Linguísticos: Siglas/Acrónimos; Atestação/Significado de palavras