Sobre a palavra byte ou baite - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Sobre a palavra byte ou baite

Fui confrontada com a questão de ter de saber se a palavra byte é um acrónimo e não consigo encontrar resposta para esta dúvida. Se é acrónimo, quais as palavras que estão na sua origem?

Teresa Guedes Professora Figueira da Foz, Portugal 3K

A palavra byte não é um acrónimo; trata-se de um vocábulo inglês (da área da informática), datado de 1959, «forjado como t[ermo] cien[tífico] do ing[lês] bite, "mordida, dentada, corte"». No entanto, bit, «menor parcela de informação processada por um computador», palavra associável a byte, é efectivamente um acrónimo, já que, sendo abreviação da expressão binary digit, se lê como palavra. Cabe ainda observar que bit é homónimo de bit, «bocado».

O Dicionário Eletrônico Houaiss regista, além de byte, a forma aportuguesada baite; diz ainda que é «conjunto de bits adjacentes, ger[almente] constituído por oito bits, que forma a unidade de informação, us[ada] para representar um caractere [símb.: B]».

Carlos Marinheiro
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: substantivo
Áreas Linguísticas: Léxico; Morfologia