Abcissa e abscissa - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Abcissa e abscissa

"Abcissa", ou "abscissa"?

Em pesquisa que efectuei, encontrei grosso modo em dez dicionários de português todos com "abcissa" e em três com as duas variantes. Nas outras línguas, inglês, francês, espanhol, italiano, alemão, português do Brasil, só aparece o prefixo abs e nunca só ab.

Júlio Saramago Engenheiro Lisboa, Portugal 5K

O Grande Dicionário da Língua Portuguesa, da Porto Editora, e o Dicionário da Língua Portuguesa  Contemporânea, da Academia das Ciências de Lisboa, registam abscissa, mas remetem-nos para abcissa (do lat[im] abscissa-). Significa que este é o termo preferível para os referidos dicionários e, provavelmente, em Portugal. É um vocábulo da área da geometria, e trata-se de «coordenada de um ponto numa recta» ou «uma das coordenadas que permitem definir a posição de um ponto num plano ou no espaço».

Em contrapartida, o brasileiro Dicionário Eletrônico Houaiss regista abscissa, mas não contempla abcissa. Diz este dicionário que a palavra vem do «fem[inino] do adj[etivo] lat[ino] abscīssus,a,um, "separado em dois, interrompido, apartado", part[icípio] pas[sado do v[erbo] abscindĕre, "separar com violência, arrancar, rasgar, interromper, impedir, embaraçar"».

Tudo indica, portanto, que em Portugal é abcissa e, no Brasil, abscissa.

Carlos Marinheiro
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: substantivo