A relação entre fruto e flor (lexical) - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
A relação entre fruto e flor (lexical)

Podemos considerar fruto como fazendo parte da área vocabular de flor?

Ana Mota Farmacêutica Leiria, Portugal 5K

Já aqui se disse que área vocabular é um termo ambíguo, que tanto pode significar campo lexical (ou semântico)1 como família de palavras. Deste modo, se  entendermos área vocabular como sinónimo de família de palavras, diremos que fruto não se associa com flor, porque estes vocábulos não se relacionam nem morfológica nem etimologicamente: flor não é base de derivação de fruto, nem existe um étimo2 que lhes seja comum. Se o termo em questão for o mesmo que campo lexical, então, sim, pode-se dizer que fruto e flor se relacionam, porque estão associados a um mesmo conceito ou noção, neste caso, «planta».

1 Certas propostas não fazem distinção entre campo lexical e campo semântico. O Dicionário Terminológico, concebido para acompanhar o ensino da gramática no ensino básico e secundário em Portugal, põe estes termos em correspondência com conceitos diferentes: campo lexical é um «conjunto de palavras associadas, pelo seu significado, a um determinado domínio conceptual» (p. ex., «"jogador", "árbitro", "bola", "baliza", "equipa", "estádio" fazem parte do campo lexical de "futebol"», ibidem) e campo semântico, um «conjunto dos significados que uma palavra pode ter nos diferentes contextos em que se encontra» (p. ex., o uso da palavra peça em «"peça de automóvel", "peça de teatro", "peça de bronze", "és uma boa peça", "uma peça de carne", etc.», ibidem).

2 Étimo, como sinónimo de etimologia, significa «origem de um termo, quer na forma mais antiga conhecida, quer em alguma etapa de sua evolução» (Dicionário Houaiss, s. v. etimologia).

Carlos Rocha
Tema: DT (Dicionário Terminológico) Classe de Palavras: substantivo
Áreas Linguísticas: Léxico; Semântica