A regência do verbo incorporar com as preposições a e em - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
A regência do verbo incorporar com as preposições a e em

Gostaria de saber qual é a regência verbal do verbo incorporar, a preposição a ou em, para textos que requerem mais formalidade, como provas e relatórios. Ex: «Ele incorporará os vencimentos ao/no salário.» e «Todos foram incorporados às/nas fileiras.»

Obrigado.

Thiago Lima Estudante Araraquara, Brasil 3K

As duas situações são legítimas. O verbo incorporar, sendo um verbo transitivo direto e indireto, pode reger a preposição a ou a preposição em. Não há indicações específicas, neste caso, para textos que exijam mais ou menos formalidade.

O Guia Prático de Verbos com Preposições, de Helena Ventura e Manuela Caseiro, da Lidel, 2.ª edição, julho de 2004, página 63, sublinha que o verbo incorporar, quando acompanhado pela preposição em, significa “juntar num todo, acrescentar a, integrar em”. O Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa salienta que incorporar, entre outros significados, significa “integrar-se um  elemento a um conjunto; inserir-se, juntar-se, introduzir-se”. Por exemplo: «incorporar um parágrafo a um capítulo»; «a arquitetura incorpora-se à paisagem» [página 1068].

 O mesmo dicionário apresenta os seguintes exemplos:

– «Os vencidos incorporam os vencedores à vida da cidade»;

– «Incorporou-se à família»;

– «O diretor decidiu incorporar os lucros não distribuídos ao capital da empresa»;

O Dicionário UNESP do Português Contemporâneo apresenta o seguinte exemplo:

– «O pajé garante que as divindades se incorporam nele» [página 754].

Os brasileiros utilizam, muitas vezes, a expressão incorporar em. Por exemplo: «Gestão de pessoas: 5 estratégias para incorporar em sua imobiliária».

No entanto, é mais usual utilizar-se a expressão incorporar a, conforme se pode verificar na consulta da maior parte dos dicionários.   

Filipe Carvalho
Tema: Classes de palavras Classe de Palavras: preposição
Áreas Linguísticas: Morfologia Campos Linguísticos: Regência