DÚVIDAS

A regência do verbo agasalhar-se

Gostaria de obter uma breve explanação acerca da regência do verbo agasalhar. A razão disto deve-se ao fato de ter encontrado tal vocábulo na seguinte frase de uma oração: «Milagrosa Virgem do Rosário de Pompéia, eu me agasalho à Vossa proteção, entregando-me à Vossa vontade e...» Seria correto o emprego do acento grave após aquele verbo?

Obrigado.

Resposta

O verbo agasalhar(-se), com o significado de «proteger do frio, resguardar», usa-se, normalmente, com a preposição com; ex.: «agasalhou o filho com um xaile»; «agasalhei-me com uma camisola de lã».

Também pode surgir a preposição em; ex.: «Vestia um modesto vestido de seda e agasalhava-se em uma (= numa) capa de martas» (Camilo, Mulher Fatal, p. 137).

Na frase apresentada pelo consulente, o verbo é usado em sentido figurado, com o significado de «albergar-se, acolher-se, abrigar-se», e, assim, podemos aceitar a preposição a. O acento grave está correcto, na medida em que é resultado da contracção da preposição a com o artigo definido feminino singular a = à.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa