DÚVIDAS

A regência do substantivo pretensão

Disseram-me que falar de «pretensões a» é cometer um erro de sintaxe. É verdade? No dicionário da Academia só encontrei, como exemplos do uso da palavra «pretensões de», mas parece-me que uma frase como «ele tinha pretensões ao trono» é irrepreensível.

Resposta

O Dicionário Prático de Substantivos e Adjectivos com Regimes Preposicionais, de Micaela Ghitescu (Fim de Século Edições, Lisboa), considera as duas possibilidades de regência, a ou de: «Os textos deste escritor têm pretensões a/de engraçados.» O Dicionário Houaiss também regista a preposição a: «Tem pretensões a literato». O mesmo faz o Novo Dicionário Estrutural, Estílístico e Sintáctico da Língua Portuguesa, de Ênio Ramalho (Lello Editores, Porto): «As suas pretensões ao cargo de chefia não tinham grandes hipóteses de serem satisfeitas». Também considero irrepreensível a frase que apresenta.

 

N.E. O autor escreve segundo a Norma de 1945.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa