A pronúncia de acolcheto (acolchetar) - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
A pronúncia de acolcheto (acolchetar)

Diz-se «eu acolcheto», ou «eu acolchEtu» (E = aberto)?

Riccardo Mura Foneticista Tempio Pausania, Itália 5K

A pronúncia mais correcta é com e aberto (é), tal como em interpreto, aperto ou começo. Os verbos da 1.ª conjugação com o ou e no radical (mor- de morar e começ- de começar), abrem estas vogais quando estas se tornam tónicas  nas 1.ª,  2.ª e 3.ª  pessoas do singular e na 3.ª do plural  do presente do indicativo:  morar  — moro, moras, mora, moram; começarcomeço, começas, começa, começam.1


1 Em português europeu, seguido de -ch-, o e do radical dos verbos da 1.ª conjugação pode também ser pronunciado como [ɐ] ou [ɐj]: f[ɐ(j)]cho, f[ɐ(j)]chas, f[ɐ(j)]cha, f[ɐ(j)]cham. Se a referida vogal se encontrar antes de -j- (desejar, farejar), pronuncia-se [e] (é fechado), [ɐ] ou [ɐj]: des[e]jo/des[ɐ(j)]ja, des[e]jas/des[ɐ(j)]jas, etc. Ainda em Portugal, antes de -nh- e -lh-, a pronúncia-padrão actual é [ɐ] ou [ɐj], embora subsista uma pronúncia mais conservadora, em [e]: emp[ɐ(j)]nho/emp[e]nho, emp[ɐ(j)]nhas/emp[e]nhas; acons[ɐ(j)]lho/acons[e]lho, acons[ɐ(j)]lhas/acons[e]lhas.

Carlos Rocha
Classe de Palavras: verbo
Áreas Linguísticas: Fonética; Morfologia Flexional Campos Linguísticos: Tempo/Modo/Pessoa/Número (verbos); Pronúncia