DÚVIDAS

A palavra pessangas (canção de Rui Veloso, Portugal)

Apesar de estar a escrever do Brasil, sou nascido e vivi boa parte da minha vida no Porto, Portugal. Na minha infância e adolescência, em brincadeiras de rua, usei muitas vezes a palavra "passangas", junto com os companheiros de brincadeiras. Ela aparece na letra de uma canção de Rui Veloso, numa variante que eu desconhecia, "pessangas", mas com um significado implícito igual, isto é, referindo-se a um pedido de tréguas, de interrupção ou pausa na brincadeira. Não encontro nenhuma referência a esta palavra em dicionários ou enciclopédias. Será que me poderiam dar alguma orientação sobre a etimologia da palavra? Antecipadamente agradeço, enviando os meus cumprimentos pelo site e sua inequívoca utilidade.

Resposta

Não foi possível traçar a etimologia desta palavra, que não se encontra registada nas fontes consultadas, que foram, a saber: Dicionário Houaiss; Grande Dicionário da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado; Grande Dicionário da Língua Portuguesa (Porto Editora); Dicionário da Língua Portuguesa (Porto Editora); Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências de Lisboa; Novo Dicionário de Calão, de Afonso Praça; Dicionário de Expressões Populares Portuguesas, de Guilherme Augusto Simões.

Nota: Transcrevemos uma nova informação de Jorge Esteves (a quem agradecemos pelo seu contributo) sobre esta palavra: «Pessanga ou pessangas (não “passangas", como menciona o consulente; expressão que, essa sim, não existe), é um jargão vulgar na região litoral norte, com especial incidência no calão tripeiro [do Porto] e que significa, pausa, descanso ou, mais apropriadamente, pedir tréguas (como, aliás, é perceptível na letra de Carlos Tê). Isto porque a expressão era (compreende-se o desuso...) frequentemente usada pelas crianças e adolescentes, nos seus jogos e brincadeiras (exemplos da apanhada, da bandeira, da bilharda, do esconde, ou, pelos outeiros e quintas dos arrabaldes, nas proximidades das escolas, as emocionantes guerras entre índios e cowboys).

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa