A origem do topónimo Marvão - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
A origem do topónimo Marvão

Li que o nome da vila de Marvão é de origem germânica.

Qual é a vossa opinião?

Ricardo Tomás Estudante Portalegre, Portugal 1K

A hipótese mais plausível é a de uma origem árabe.

José Pedro Machado, no Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa, baseia-se no grande arabista português David Lopes (1867-1942), para relacionar este topónimo com o antropónimo árabe maruān, que diz ser muito frequente: «por exemplo, foi nome de um dos antepassados dos reis omíadas de Córdova; recorde-se também Maruan al-Jiliki, originário do norte de Portugal, muladi1, governador de Mérida, no temo de Abd ar-Rahman II; seu filho Ibn Maruan foi caudilho revoltado contra Córdova, aliado de Afonso III e senhor de Badajoz e regiões vizinhas do lado hoje português [...].»

O arabista espanhol Elias Terés ("Antroponimia Hispanoárabe – Reflejada por las fuentes latino-romances (Parte final)", Anaquel de Estudios Árabes, III, 1992, pp. 25/26), observa que o referido nome árabe (transcrito marwān) tem etimologia obscura e que, na Idade Média, apesar de ter caído em desuso na onomástica islâmica, continuou a ser empregado na Península Ibérica, onde deu origem a numerosos topónimos, entre eles, o da vila alentejana em apreço.

1 Muladi, «muçulmano de origem hispânica», é a adaptação do árabe hispânico mualladín, plural de muwallád, que vem do árabe clássico muwallad, «mestiço» (Federico Corriente, Diccionario de Arabismos y Voces Afines en Iberromance, Madrid, Gredos, 2003, s.v. muladí).

Carlos Rocha
Tema: Topónimos Classe de Palavras: nome próprio
Áreas Linguísticas: Etimologia; Léxico