A grafia das horas - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
A grafia das horas

Qual é a melhor maneira de se escrever o horário (abreviado ou não) de eventos?
Exemplo: «... que será realizado às 17 horas e 30 minutos do dia ...»
17:30h
17:30 horas
17h30
17h30min?

Edriene Cristine funcionária Pública Federal Brasil 33K

Segundo o Sistema Internacional de Unidades, a abreviatura da unidade hora é h e a abreviatura de minuto é min (sem ponto). Assim, a representação correcta de dezassete horas e trinta minutos, com algarismos, é: 17h30 min, de acordo com a sua última hipótese.

Em 17h30 fez-se uma simplificação, que não me escandaliza, mas que pode ser criticada por não se indicar claramente a que unidade se refere a quantidade 30 (podem ser segundos: 30 s).

Há quem prefira a notação 17.30 h ou 17h 30´. A que faço as seguintes objecções: o ponto como unidade de separação entre algarismos pode dar lugar a confusões (17.30 h pode ser interpretado como 17,3 h); e em 17h.30´ há a mistura da representação de unidades de tempo com a de unidades angulares.

Nas suas duas outras hipóteses é usado o sinal de pontuação `dois pontos´ como separação. De facto, a notação abreviada usual na informática para representar o horário é 17:30:10 (horas, minutos, segundos). Considero perfeitamente aceitável 17:30 h, como inovação dos nossos tempos.

Quanto a 17:30 horas, note que com algarismos é de regra usarem-se as abreviaturas das unidades (bem como é de regra escrever a unidade por extenso, se a quantidade também o for). No entanto, pessoalmente adopto as seguintes grafias: escrita por extenso da unidade, quando sinto a necessidade de que o contexto fique sem ambiguidades (horas e não h); algarismos, quando desejo que o valor seja imediatamente sugestivo à vista (ex.: 47 123 metros, em vez de: quarenta e sete mil, cento e vinte e três metros). 

CfComo utilizar corretamente símbolos e nomes de unidades, da autoria de Guilherme de Almeida + O Uso de Horas no Texto

D´Silvas Filho
Classe de Palavras: quantificador