A forma e a origem do nome próprio Gertrudes - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
A forma e a origem do nome próprio Gertrudes

Gostaria de saber qual é a forma correta do nome: "Gertrude" ou "Gertrudes"? Ou ambas são aceitáveis?

Obrigado.

Pedro Ludgero Professor Vila Nova de Gaia, Portugal 43

A forma fixada pela tradição normativa é Gertrudes, conforme regista o Vocabulário da Língua Portuguesa (1966), de Rebelo Gonçalves. Este mesmo autor refere, como de uso popular, a forma Estrudes, mas não inclui "Gertrude" como eventual variante.

Gertrudes" é igualmente a entrada deste nome próprio no Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa (2003), de José Pedro Machado, que lhe dá como origem o francês Gertrude, este, por sua vez, empréstimo do alemão Gertrud, por via alsaciana. O aportuguesamento exibe um -s, que Machado atribui à fonética popular (adição de um segmento no fim da palavra, ou seja, paragoge). Este autor menciona ainda que a variante Estrudes resultará de uma reinterpretação fonética do nome a partir de outra variante "G'trudes". Embora Machado não explique esta relação, é provável que, por queda do e da primeira sílaba (aférese), o segmento g (uma fricativa pré-palatal sonora) tenha ensurdecido por assimilação à consoante t, também surda, fazendo a palavra soar "chtrudes".

Como se disse, é nome de origem alemã, segundo ainda Machado (op. cit.) um composto dos elementos germânicos gari-, ger-, «lança», e trud-,«fiel». Deve a sua popularidade ao culto a Santa Gertrudes, que tem a sua festa a 16 de novembro (Machado menciona a data de 15 ou 16 de setembro, mas trata-se de engano).

Carlos Rocha
Tema: Origem de nomes próprios Classe de Palavras: nome próprio
Áreas Linguísticas: Etimologia; Fonética Campos Linguísticos: Ortografia de palavras/Adaptação de estrangeirismos