A expressão «dez réis de mel coado» - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
A expressão «dez réis de mel coado»

Qual o significado da expressão «reis de mel coado»?

Rogerio Miranda Aposentado Rio de Janeiro, Brasil 121

A locução completa é «dez réis de mel coado»1 e tem como significado «por baixo preço, quase de graça» (cf.dicionário da Academia das Ciências de Lisboa). Ou seja, quando referimos que «comprámos um livro por dez réis de mel coado», estamos a dizer que o livro foi comprado por um preço realmente muito baixo. 

Importante ter em atenção que, além de reais, o plural de real também apresenta a forma réis, substantivo acentuado – não reis, que corresponde ao plural de rei

1 Existe a variante «cinco réis de mel coado», que já foi comentada aqui (ver também António Nogueira Santos, Português – Novos Dicionários de Expressões Idiomáticas, Lisboa, Edições João Sá da Costa, 2006, pág. 252).

Sara Mourato
Classe de Palavras: locução
Áreas Linguísticas: Léxico; Semântica