A definição de tarde e noite - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
A definição de tarde e noite

Como se define o que é tarde e noite?

Como neste exemplo: «A reunião começa às 6 da tarde.»

Ou se escreve «às 6 da noite»?

Quando é que se determina se a hora é tarde ou noite?

Obrigado.

José Medeiros Trabalhador Lawrence, Ma., EUA 14K

Neste contexto, dia é «tempo que transcorre, em determinada região da Terra, entre o instante do nascer do Sol e o do seu ocaso». Por sua vez, noite é «tempo que transcorre entre o ocaso e o nascer do Sol, em determinado lugar da Terra, de outro planeta ou de um satélite [Nas regiões terrestres situadas no equador, a noite vai das 18 horas do dia anterior até as 6 horas do dia seguinte, o que, nas outras latitudes, só ocorre nos equinócios.]» (Dicionário Eletrônico Houaiss).

O Dicionário da Língua Portuguesa 2003, da Porto Editora, diz o mesmo, por outras palavras: dia é «período em que a Terra recebe claridade solar», e noite é «espaço de tempo entre o momento em que o Sol se põe e em que nasce».

Agora, respondendo dire{#c|}tamente à sua pergunta, se «a reunião começa às 6...», tanto pode ser «da tarde» como «da noite». Se, no ponto geográfico onde vai decorrer a reunião, o ocaso do Sol já se deu, temos noite, e todos sabemos que, em certos países, às 6 (ou 18 horas) já é noite há muito tempo. No entanto, por exemplo em Portugal, às 18 horas há «claridade solar» durante a maior parte do ano.

Carlos Marinheiro
Tema: Uso e norma