Não à «orçamentação»
Gostaria de saber se a palavra "orçamentação" é correcta em português.
Acidente de viação
Queiram ajudar-me a esclarecer de forma clara e inequívoca o que é um «Acidente de Viacção»?
Milano ou Milão
Referindo-nos ao Clube de futebol "Milan", deverei insistir no Milan -como o fazem na televisão- ou no Milão, à portuguesa?
Mecatrefe
Existe a palavra «mecatrefe»? Qual o seu significado?
Tanto como = tanto quanto
É indiferente dizer «tanto como» ou «tanto quanto»? Frase exemplo: «O que explicaria tanto a sua raridade como a sua descoberta».
Estádio
Com grande frequência e referindo-se às fases ou períodos de determinadas situações fisiológicas (por ex. a puberdade) ou patológicas (por ex. fases da nefropatia diabética), se diz e escreve estadio em vez de estádio e estadiamento(!) em vez de fases de... ou os estádios de...ou os períodes de... ou até faseamento(?) de... Peço o favor de se pronunciar sobre o assunto.
Piça é o que vocês estão pensando
No calão, aparecem frequentemente as duas formas - piça e pissa - para designar o órgão sexual masculino; qual se deve preferir?
1,2 vezes X ou Y
Deve dizer-se (e escrever-se) 1,2 vezes X ou Y, ou 1,2 vez etc.? Porquê?
É ou são?
Ainda sobre a concordância, mas em frases doutro tipo, gostaria de saber porque é que em frases como as indicadas em 5 e 6 há uma grande tendência para usar o verbo no plural, principalmente na linguagem oral.5 - "A distância entre A e B é (são) dez quilómetros."6 - "O prato do dia é (são) enguias fritas com ..."
Concordância do verbo
Quando li a resposta do Prof. J. N. Henriques relativamente à concordância correcta na frase "A maioria das pessoas consulta esta página" fiquei convencido que até sabia umas coisas de língua portuguesa! Mas foi por pouco tempo, pois verifiquei que no Prontuário Ortográfico (M. Bergstrom/ N. Reis; pag. 50) se indica que neste tipo de frases (as regidas da preposição de) o verbo pode ir para o plural (exemplo: "A maior parte dos soldados mostravam-se desanimados"). Conclusão: começaram as (ciber)dúvidas! Dito isto, pergunto: qual é, afinal, a concordância correcta (ou a mais correcta!) em frases como as indicadas em 1-4 ? 1- Uma dúzia de bombeiros apagou/ apagaram o incêndio em menos de meia hora. 2- Uma grande percentagem dos agricultores portugueses está/ estão com grandes dificuldades económicas. 3- A maior parte das casas do bairro X está/ estão a cair. 4- Um grupo de trabalhadores da empresa X fez/ fizeram uma manifestação em frente à Assembleia da República.
