"Julgamos aptos"
A frase: «Decidimos participar desta reunião porque nos julgamos apto a contribuir de alguma forma.» Está correta? Por que «julgamos apto» e não «julgamos aptos»?
A despeito de e a respeito de
É com alguma frequência que tenho ouvido as expressões: "a despeito de ..." e "a respeito de...". Exactamente em que situações se emprega uma e outra e o que querem dizer? Muito obrigada.
Advérbios de modo
No decurso das nossas aulas de Ciências da Terra e da Vida, surgiu-nos a dúvida se o advérbio de modo "geneticamente" seria sem acento ou se seria acentuado na 2.ª sílaba.
Alternativa
Utiliza-se muitas vezes a palavra alternativa para designar "(a) outra possibilidade": por exemplo, "em alternativa a esta solução". Isto está certo? A "outra possibilidade" não é antes um dos termos de uma (prévia) alternativa?
Pronome depois do verbo
Apesar dos vários esclarecimentos relativos ao hífen, persiste da minha parte a seguinte dúvida: na frase "tendo-se averiguado da exactidão do conhecimento dos preços pelos clientes, concluiu-se que, de facto, x% dos que afirmaram conhecer os referidos preços, conheciam-nos efectivamente". Não estará correcto (e senão está porquê. Tem alguma coisa a ver com o plural?), escrever conheciam-os em vez de conheciam-nos?
Verbos terminados em -er
A que conjugação pertence o verbo ser e o verbo ter? Qual o radical do verbo dar?
Efectivo, eficiente, eficaz
Recentemente, numa alegre conversa, surgiu uma discussão acerca da diferença entre eficácia e eficiência. Posteriormente consultei este sítio para tirar dúvidas, mas não fiquei satisfeito. Em minha opinião, ser eficaz implica concretizar um objectivo, independentemente dos meios usados, enquanto ser eficiente é alcançar o mesmo objectivo, mas com menos meios, ou com os mesmos meios fazer mais. Resumindo, ser eficiente implica ser eficaz, no entanto o contrário não é necessariamente verdade. Posso ser eficaz sem ser eficiente. Aguardo esclarecimentos.
Vandalizar e vandalismo
Os dicionários de uso mais corrente não contemplam a forma verbal que traduz a acção de vandalismo, praticada por vândalos, sendo estes termos, não obstante, reconhecidos. É legítimo o uso do verbo?
Entre - de entre
"O director é eleito de entre os professores disponíveis". É correcto dizer-se "de entre"? "Entre" não seria suficiente para exprimir a ideia em questão?
Lógica estendida
No contexto da inteligência artificial, existe um ramo de «estudo» que é referido na terminologia inglesa como «extended logic». Em Portugal adoptou-se o nome «lógica estendida», mas não seria mais adequado o nome «lógica extendida»?
