DÚVIDAS

Pronome depois do verbo
Apesar dos vários esclarecimentos relativos ao hífen, persiste da minha parte a seguinte dúvida: na frase "tendo-se averiguado da exactidão do conhecimento dos preços pelos clientes, concluiu-se que, de facto, x% dos que afirmaram conhecer os referidos preços, conheciam-nos efectivamente". Não estará correcto (e senão está porquê. Tem alguma coisa a ver com o plural?), escrever conheciam-os em vez de conheciam-nos?
Efectivo, eficiente, eficaz
Recentemente, numa alegre conversa, surgiu uma discussão acerca da diferença entre eficácia e eficiência. Posteriormente consultei este sítio para tirar dúvidas, mas não fiquei satisfeito. Em minha opinião, ser eficaz implica concretizar um objectivo, independentemente dos meios usados, enquanto ser eficiente é alcançar o mesmo objectivo, mas com menos meios, ou com os mesmos meios fazer mais. Resumindo, ser eficiente implica ser eficaz, no entanto o contrário não é necessariamente verdade. Posso ser eficaz sem ser eficiente. Aguardo esclarecimentos.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa