Satisfar-se-ão
Sou assessor duma empresa e tenho encontrado em documentos de natureza jurídica a expressão "
satisfar-se-ão ..." no sentido de regular procedimentos futuros.
Penso que a expressão correcta seria "... satisfazer-se-ão ...".
Agradecia o esclarecimento possível.
Consumo, consumação e consumição
Recentemente estive em Portugal e reparei que em um restaurante ou em casa de espetáculos, sempre se pede a "consumição" em vez da costumeira "consumação" como se usa no Brasil.
Todavia, isto despertou-me a fazer uma análise mais interpretativa das respectivas palavras, e cheguei a conclusão de que no Brasil fazemos uma confusão, misturando significados e desta forma causando uma deturpação vernacular. Portanto, solicito uma avaliação dos consultores a respeito desta referida questão.
Fomento de
Qual a regência correta da palavra fomento?
Fomento à? Fomento de?
Gostaria da indicação de um dicionário de regência nominal.
Identificação / sinalização
Como saber o que é identificação e sinalização? Por exemplo: numa tomada elétrica tem uma etiqueta "127 V", isto é uma identificação ou sinalização? Ou, num escritório, na mesa há o nome da pessoa que a utiliza. Isto é identificação ou sinalização? Obrigado..
Rigor
Por favor diga-me o contrário de rigor. Obrigado.
Noite/dia
Existe antônimo para "noite"?
Alguns professores de 1.º grau respondem como sendo "dia". Está correto?
Por favor, esclareçam esta dúvida.
Gravidezes
Tendo lido uma crítica ao Ciberdúvidas em relação a pormenores explicativos deste site gostaria de dizer o seguinte: "Ninguém é dono da verdade absoluta, nem mesmo no seu próprio ramo" e é perfeitamente normal haver discussões sobre determinado assunto. Por exemplo, para tirar algumas dúvidas de Português resolvi comprar o Prontuário da Língua Portuguesa. Comecei a lê-lo e reparei que algumas palavras que já fazem parte do uso quer em testes/exames etc. eram consideradas erradas, bem que a aceitarmos isso teríamos que alterar as "questões" em todos os testes (incl. em Português), noutras, cada gramático dizia a sua sentença. Outro pormenor é o plural de gravidez (o Ciberdúvidas diz que é "gravidezas") embora (não sei se por hábito de uso) numa resposta a um outro assunto o respondente usasse a palavra "gravidezes", já os professores de línguas da minha escola se referem sempre a gravidezes como plural de gravidez. Bem que isso não seria nada estranho, estas "batalhas" acontecem em outros ramos do saber universal. Gostaria também de falar da utilização das palavras "resmas" e "paletes", tem-se vulgarmente utilizado essas palavras com o significado de "muito", "grande quantidade"... Acontece que estas palavras já possuem este significado há muito tempo. Assim na tradução do livro de Carl Sagan "O Mundo Infestado de Demónios" aparece a palavra "resmas" no seguinte contexto: "resmas de dossiers", e a palavra "paletes", que é de uso industrial, também é usada no mesmo ramo com o significado de "grande quantidade".
Paraolímpico
Qual será mais correcto, se for o caso, paralímpico ou paraolímpico?
Canonisa / cónega
Qual o feminino de cónego?
«É pior a emenda que o soneto»
Gostaria de ser esclarecida se o provérbio se diz correctamente:
«É pior a emenda que o soneto» ou «É pior a ementa que o soneto»? E se for possível a origem de tal provérbio.
