DÚVIDAS

Consumo, consumação e consumição

Recentemente estive em Portugal e reparei que em um restaurante ou em casa de espetáculos, sempre se pede a "consumição" em vez da costumeira "consumação" como se usa no Brasil.

Todavia, isto despertou-me a fazer uma análise mais interpretativa das respectivas palavras, e cheguei a conclusão de que no Brasil fazemos uma confusão, misturando significados e desta forma causando uma deturpação vernacular. Portanto, solicito uma avaliação dos consultores a respeito desta referida questão.

Resposta

Em Portugal, hoje em dia, o substantivo que significa acto ou efeito de consumir, gasto, aquisição de bens e serviços, é consumo. Consumição e consumação têm sentidos diferentes.

Consumição já foi usado com o sentido de consumo, mas presentemente só se emprega como "apreensão", "inquietação", "mortificação". "Que consumição!", diz a mãe quando os actos do(s) seu(s) filho(s) a inquietam.

Consumação, por seu lado, significou sempre "fim", "conclusão", "realização", seguindo o sentido do verbo latino consummare. Cristo disse na cruz: «tudo está consumado!»

Os textos religiosos católicos repetem frequentemente a expressão "até à consumação dos séculos".

"Consumação" como consumo é galicismo (do Francês consommation).

 

Ver resposta Sobre o termo "consumerista".

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa