Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Victor Ferreira Coimbra, Portugal 8K

Tenho ouvido com frequência a frase: 'Eu não me acredito!' ou, apenas, 'não me acredito!', para significar incredulidade. Por exemplo: 'Não me acredito que alguém use tal expressão!' e, já agora, 'não me acredito que possa estar correcta!?', pois não?

Ana C. D. Ambrósio Portugal 24K

Ao falarmos de um livro onde guardamos e organizamos as nossas fotografias falamos de um álbum (com um acento agudo) ou de "album" (sem acento)?

Luiz de Barros Brasil 5K

"O Ministro conversou demoradamente com o ex-Presidente."

Supondo que se convencione que os nomes de cargos devam ser grafados com letra inicial maiúscula, na frase acima, o prefixo "ex" também se grafa com inicial maiúscula ou não?

Obrigado.

Raissa Brasil 11K

Antes de mais nada, gostaria de parabenizá-los por esse "site" tão útil. A minha dúvida é a seguinte: no português brasileiro, dizemos: faltou ao trabalho por motivo de doença, por motivo de embriaguez, etc.

Gostaria de saber se é correta a expressão "por motivo de" no seguinte caso:

Não pôde ir à solenidade por motivo de compromissos anteriormente assumidos.

Márcia Menezes Brasil 12K

Sou jornalista, do Rio de Janeiro, Brasil. Gostaria de saber qual o feminino de pônei.

Obrigada.

Emanuele Estudante Brasil 3K

Olá! Sou estudante de Letras e gostaria de saber qual a função sintática da expressão por favor. Muito obrigada.

Isabel Vasconcelos Portugal 12K

Disseram-me que, a partir de agora, a abreviatura das unidades como litro e quilograma são em letra maiúscula, ou seja, em vez de "cl" passa a escrever-se "cL", pois o litro (L) passa a ser representado com maiúscula.
   Como nada li sobre este assunto, gostaria de saber se esta informação está correcta.
   Obrigada.

Simone Brasil 29K

Meu nome é Simone e tenho uma dúvida a respeito do uso da palavra "perca"; é correto utilizá-la na seguinte frase:
  «Não perca! Use seu talento, inscreva-se já.»
   Desde já, agradeço.

José A. S. Tavares Portugal 6K

Confrontado com o termo esmagadoria inserto na expressão [… com a massificação da cultura urbana difundida pela esmagadoria dos órgãos de comunicação social,…], consultei vários dicionários e não consegui concluir da legitimidade do seu uso. Será que o termo existe? Se existe, é uma contracção de esmagadora + maioria? Ou significa o mesmo que esmagamento e, nesse caso, este é o termo preferível?

Solicitando o vosso precioso apoio, agradeço a vossa atenção e apresento os melhores cumprimentos.

Adriana Amaral Flôres Salles Brasil 5K

As frases "Proibido estacionar" e "Entrada proibida" são orações?

Se sim, como podemos analisá-las?

Obrigada.